Atividade em LOGO
Apresentação
Este caderno de exercício de linguagem de programação Logo tem objetivo de introduzir alguns comandos primitivos e até mesmo incentivar o seu uso de forma mais profunda e produtiva.
Antes de tudo é conveniente lembrar da filosofia dessa linguagem proposta por Seymor Papert, a qual tem sua fundamentação teórica baseada na abordagem piagetiniana. Os exercícios aqui propostos tem objetivo de possibilitar a aprendizagem dessa linguagem de forma espontânea e independente.
De certa forma, o aluno exercitando construirá sua própria experiência com a linguagem de programação Logo. Podendo em um segundo momento construir projetos em disciplinas de seu interesse, usando o Logo como recurso para incrementar sua área de atuação e incentivar o uso do computador pelo aluno de forma criativa. Além do aluno ter oportunidade de ensinar o computador através de uma linguagem e ao mesmo tempo invertendo a situação da criança (ou aluno) de ser ensinado pela máquina, o qual isto permite um domínio mais completo sobre o computador. Já que o programa obriga o usuário a pensar no processo de solução de um problema e no domínio de conhecimento que será utilizado neste processo. Pode se dizer que esta é a única maneira de se ter controle sobre o computador, de modo a fazê-lo produzir qualquer resultado que se deseja.
Algumas dúvidas quanto a construção dos exercícios consultar o módulo "Computador Tutelado." Caso elas persistirem envie-nos mail (aos tutores referente ao módulo) solicitando auxílio. (kacilene@comp.ufla.br, joukim@comp.ufla.br),
Estamos tendo como ponto de partida que o aluno a quem propomos estes exercícios já possua conhecimentos básicos sobre o funcionamento do computador, uma vez em que, este módulo "Computador Tutelado" é parte do segundo momento do curso Informática em Educação.
Manipulando a Tartaruga
Como vocês já viram no módulo Computador Tutelado, a tartaruga do Logo é um cursor gráfico que aparece no centro da tela gráfica. Podemos usá-la para fazer desenhos e para isto basta movimentá-la na tela com os comandos básicos, (pf no , pt no ) os quais fazem a tartaruga andar deixando traços pelo caminho, enquanto os comandos (pd no, pe no) giram a tartaruga.
Vamos experimentar estes comandos? Para isto abra o programa Slogo95 ou SuperLogo que já deve estar instalado em seu micro e em seguida mande a tartaruga ou tat andar pela tela, orientando o seu direcionamento através dos comandos abaixo especificado:
Pf 50 pe 90
Pf 50 pe 45
Pf 25 pd 45
Agora que você já posicionou-se quanto aos movimentos da tat, você já está apto a desenhar. Usando os comandos: pf, pt, pe, pd, un, ub, pinte, mudecp, mudeel faça um procedimento para desenhar a seguinte figura:
-
-
Crie um procedimento quadrado usando os seguintes comandos: repita, pd, pe, pf...
-
Desenhe uma linha diagonal, que vai de um canto do quadrado ao outro. Você pode aproveitar o procedimento acima, para fazer este exercício. Dicas: - Lembre-se que para fazer a diagonal você pode usar a raiz quadrada de 2 multiplicada pelo comprimento do lado.
-
Crie um procedimento retângulo usando uma variável (:lado) – esse retângulo deve ter altura duas vezes maior que a largura. Como definir um procedimento onde os retângulos desenhados têm sempre este formato?
Obs.: Não se esqueça que quando você está fazendo um subprocedimento são necessários usar os comandos primitivos para corrigir a posição e direção da tartaruga. Para desenhar cada subparte no seu devido lugar preste atenção no estado inicial e final de cada subparte.
-
Crie um procedimento para desenhar um triângulo e use o seu procedimento quadrado. Crie um subprocedimento chamado triquad e coloque o triângulo dentro do quadrado. Aqui você deve usar variáveis para que o tamanho dos desenhos sejam mudáveis. (pinte o triângulo de vermelho e o quadrado de verde).
-
Ainda usando o procedimento quadrado e o comando repita desenhe uma flor. Depois mude a espessura do lápis e a cor para obter designs mais atrativos.
-
Conforme tem percebido , uma vez definido um procedimento ele pode ser usado na definição de outros procedimentos. Por exemplo, o procedimento triângulo visto anteriormente pode ser reutilizado nos seguintes contextos: para desenhar catavento, vila, casa...Faça-os conforme sua criatividade e usando tudo que aprendeu com os comandos do Logo.
-
Ainda usando o procedimento quadrado desenhe 4 quadrados sobrepostos. Não se esqueça de usar o comando repita, e que existe um giro entre os quadrados para dispor os mesmos.
Como já pode Ter percebido desenhar com a tartaruga do Logo – requer que saibamos alguns conceitos principalmente matemáticos e de geometria (lateralidade, raiz quadrada, seno, coseno, porcentagem, ângulo externo e interno). Por isto, caso aja necessidade de revisar estes conceitos ou o "help" ajuda do programa Logo, não precisa sentir-se acanhado. A construção do conhecimento através da linguagem Logo tem como meta fundamental a interdisciplinariedade.
-
Com um único procedimento você consegue desenhar os políganos – para isto você tem que criar duas variáveis – uma para tamanho do desenho e outra para a variação dos ângulos (lados) subjacentes a cada figura geométrica. (pesquise sobre os ângulos externos desses políganos). Resolva este mini –projeto.
-
Crie um procedimento para desenhar a bandeira do Brasil, depois pinte a bandeira com suas respectivas cores. (observação sugerimos que a bandeira seja escalonável ou seja de tamanho variável). Não se preocupe primeiro você pode fazê-la usando comandos e os números respectivos. Depois dê variáveis para que o procedimento bandeira1, seja de tamanho variável.
-
Usando os comandos que você já conhece faça a tartaruga desenhar umas 3 pistas de corrida de fórmula1. Para isto crie um procedimento pista, usando variáveis. (para aparecer mais que uma tat na tela, você deve usar comando ativetartaruga +(número da tartaruga) e o número da tat.
-
Agora crie o desenho de de uma escada depois coloque uma imagem Bmp do próprio Logo no último degrau da escada, depois no antepenúltimo coloque um animal qualquer.
-
Usando o comando repita faça uma série de desenhos, assim como: trança, trevo, seqüência de casas (vila), vários quadrados sobrepostos (mas variando os ângulos), da mesma forma faça com o triângulo. (use a sua imaginação e conhecimento faça outros desenhos)
-
Não se esqueça dos macetes quando está fazendo várias subpartes e subprocedimento da programação no Logo: sugiro que você desenhe um carrinho e pinte-o, um avião e um meninoUse para isso vários procedimentos.